Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

UFRGS 2020 – prova de biologia resolvida – parte 1

UFRGS – PROVA DE BIOLOGIA – VESTIBULAR 2020 – PARTE 1

01)  Cientistas encontraram compostos de ferro, cianeto e monóxido de carbono em meteoritos que bombardearam a Terra durante sua formação, o que pode fornecer pistas sobre a origem da vida no planeta. Essa composição assemelha-se à hidrogenase, enzima que quebra o hidrogênio: “É possível que esses complexos de cianeto, ferro e monóxido de carbono tenham sido precursores para as ações das enzimas e depois incorporados a proteínas”, acredita Karen Smith, pesquisadora sênior de Boise.

Adaptado de: Redação Galileu, 27/06/2019.
Disponível emhttps://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/06/veneno-em-meteoritos-fornece-pistas-sobre-origem-da-vida-na-terra.html
Acesso em: 12 jun. 2019.

Em relação às teorias de origem da vida no planeta Terra, é correto afirmar que
A) a notícia reforça a possibilidade da vinda de seres vivos de outros planetas, tal como postulado por Pasteur em 1860.
B) a teoria da biogênese argumenta que os primeiros seres vivos surgiram a partir da matéria inanimada.
C) os primeiros seres vivos que surgiram na Terra foram os coacervatos, formados por um agregado de moléculas inorgânicas.
D) a teoria da geração espontânea sustenta que os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas da atmosfera primitiva.
E) os experimentos de Redi com pedaços de carne, no século XVII, corroboram a teoria da biogênese.

02) Os cílios e os flagelos de células eucarióticas são estruturas responsáveis pela locomoção e organizam-se a partir de microtúbulos especializados.
Considere as seguintes afirmações sobre cílios e flagelos.

I – Ambos, em corte transversal, têm a mesma estrutura interna, com nove conjuntos duplos de microtúbulos periféricos e dois microtúbulos centrais.
II – Os centríolos de células eucarióticas apresentam estrutura idêntica aos cílios e flagelos.
III- Os cílios e os flagelos são originados do corpúsculo basal que apresenta nove conjuntos triplos de microtúbulos periféricos.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.

03) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Os cloroplastos presentes no citoplasma das células de angiospermas são envoltos por duas membranas externas. Internamente apresentam pequenas bolsas em forma de disco chamadas …….., que se empilham e formam um complexo membranoso denominado …….. .

A) tilacoides – grana
B) vacúolos – estroma
C) cristas – vesícula
D) grana – estroma
E) cisternas – crista

04) Assinale a alternativa correta sobre a síntese de proteínas em células eucarióticas.
A) O sítio E do ribossomo é ocupado pelo RNA ribossômico, que promove a formação da cadeia polipeptídica.
B) Os RNA mensageiros têm como função determinar a sequência em que os aminoácidos devem ser unidos para formar os polipeptídeos.
C) A informação inscrita na sequência de bases do RNA ribossômico é traduzida na sequência de aminoácidos da proteína.
D) Os RNA ribossômicos capturam aminoácidos livres no citoplasma da célula e os transportam até o núcleo da célula.
E) A ligação entre os aminoácidos na cadeia polipeptídica em formação é catalisada pelo RNA mensageiro.

05) George W. Beadle e Edward L. Tatum, na década de 1940, realizaram experimentos com o mofo do pão, Neurospora crassa , observando uma rota metabólica para a síntese de arginina. Esse fungo tem o genoma haploide na maior parte do seu ciclo de vida.

Para realizar a investigação, os cientistas provocaram mutações na cepa do tipo selvagem, por meio de raios X, e colocaram diferentes tipos de mutantes em meios de cultivo mínimo, com nutrientes básicos originais, e em meios com diferentes suplementos.
O quadro abaixo mostra os resultados obtidos pelos pesquisadores: o sinal “+” indica que houve crescimento da colônia de fungos, e o sinal “–” indica que não houve crescimento.

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que
A) a cepa mutante 2 apresenta mutação no gene que codifica a enzima, a qual converte citrulina em arginina.
B) o experimento indica que há quatro genes envolvidos na produção de uma enzima que permite a conversão direta de um precursor inicial em arginina.
C) a cepa mutante 3 apresenta mutação no gene que codifica a enzima, a qual converte o precursor em ornitina.
D) o crescimento da colônia na cepa mutante 1, apenas com a adição de arginina no meio, indica que ela consegue converter a citrulina e a ornitina em arginina.
E) a cepa selvagem apresenta mutações em todos os genes que codificam as enzimas.

06)  Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a função renal e a manutenção do equilíbrio hídrico nos seres humanos.
(  ) O sangue chega no glomérulo para ser filtrado através da arteríola aferente.
(  ) A taxa de filtração glomerular é mantida por um mecanismo autorregulatório que contrai as arteríolas aferentes quando a pressão sanguínea diminui.
(  ) A reabsorção de sódio nos rins é controlada pelos hormônios aldosterona e angiotensina.
(  ) O hormônio antidiurético (ADH) é liberado pelas glândulas suprarrenais e aumenta a permeabilidade à água da membrana das células dos glomérulos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V – V – F – V.
B) V – F – V – F.
C) F – F – V – F.
D) F – V – V – F.
E) F – V – F – V

07) Sobre a bainha de mielina, é correto afirmar que ela
A) é formada por proteínas secretadas pelos astrócitos, permitindo o isolamento elétrico do axônio.
B) gera uma barreira hematoencefálica, protegendo os neurônios de substâncias nocivas.
C) promove uma condução de potenciais de ação mais lentamente do que os axônios não mielinizados.
D) é produzida pelas células da glia, que têm como função propagar os sinais elétricos captados pelo sistema nervoso periférico.
E) tem origem no sistema nervoso central a partir dos oligodentrócitos e, no sistema nervoso periférico, é produzida pelas células de Schwann.

08) No bloco superior abaixo, estão denominadas as duas linhagens de células-tronco medulares que ocorrem na medula óssea vermelha; no inferior, tipos de células e de elementos figurados do sangue que se originam dessas linhagens.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Células-tronco mieloides
2. Células-tronco linfoides
(  ) Hemácias
(  ) Linfócitos T
(  ) Monócitos
(d ) Plaquetas

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) 1 – 2 – 1 – 1.
B) 1 – 2 – 1 – 2.
C) 2 – 1 – 2 – 1.
D) 1 – 2 – 2 – 1.
E) 2 – 1 – 1 – 2.

RESOLUÇÃO:

01)
A) Falsa. Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, ao provar que um caldo nutritivo, sem contato com ar, permanecia estéril por vários dias (experimento “pescoço de cisne”).
B) Falsa. A teoria da biogênese argumenta que todo ser vivo origina-se de outro pré-existente.
C) Falsa. Os coacervatos não são seres vivos; são aglomerados de moléculas orgânicas (aminoácidos / protínas) envoltas por uma película de moléculas de água.
D) Falsa. A teoria da geração espontânea sustenta que a vida pode surgir da matéria bruta. A ideia de a vida surgiu a partir do aumento da complexidade de moléculas existentes na atmosfera primitiva foi proposta por Haldane e Oparin.
E) Verdadeira.
Resp.: E

02) Apenas a afirmação II está errada. Apesar de serem derivados dos centríolos (que têm 9 grupos de 3 microtúbulos na composição), os cílios e flagelos possuem 9 grupos de 2 microtúbulos periféricos + 1 par de microtúbulos em posição central, não apresentando, portanto, a mesma estrutura.
Resp.: D

03) Os discos existentes no interior dos cloroplastos são os tilacoides, em cuja membrana situam-se as moléculas de clorofila (fotossistemas). Ao conjunto de tilacoides dá-se o nome de granum (plural = grana).
Resp.: A

04) A sequência dos aminoácidos que comporão a cadeia polipeptídica (estrutura primária de uma proteína) é determinada pelo DNA. Através do processo de transcrição, essa receita é copiada e levada ao ribossomo pelo RNA mensageiro.
Resp.: B

05) Com base na análise dos experimentos, pode-se concluir que a presença de arginina é fundamental ao desenvolvimento do fungo.
Também dá para inferir que a produção de arginina depende da presença de citrulina; e  que a presença de citrulina depende da presença de ornitina.
Dessa forma, o mutante 3, não desenvolve em meio mínimo, pois não é capaz de produzir ornitina devido à ocorrência de uma mutação no gene envolvido com sua síntese. Em meios de cultura contendo a ornitina ele se desenvolve, mostrando que as enzimas envolvidas na conversão de ornitina em citrulina e de citrulina em arginina estão ativas.
Resp.: C

07)
( V )
( F ) O mecanismo autorregulatório que ocorre é na reabsorção renal. Quando a pressão arterial diminui (ou se a concentração de Na+ no sangue reduz), os rins liberam a enzima renina, que atua sobre o angiotensinogênio, transformando-o em angiotensina. Esse peptídio provoca redução do calibre dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Ocorre estímulo à produção de aldosterona que, por sua vez, estimula a reabsorção de Na+ nos túbulos renais.
( V )
( F ) O hormônio antidiurético (ADH) é produzido no hipotálamo e eliminado pela neuroipófise.
Resp.: B

08) O estrato mielínico (bainha de mielina) é formada a partir de prolongamentos dos oligodendrócitos (sistema nervoso central) e pelas células de Schwann (sistema nervoso periférico). O estrato mielínico faz com que o impulso nervoso tenha caráter saltatório, o que aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso.
Resp.: E

09) Os linfócitos (B  e  T) são células formadas a partir da linhagem linfoide, enquanto as hemácias, plaquetas e monócitos são células formadas a partir da linhagem mieloide.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Resolução da prova de biologia do vestibular 2017 da UFRGS – parte 1
Resolução da prova de biologia do vestibular 2017 da UFRGS – parte 2
Resolução da prova de biologia do vestibular 2017 da UFRGS – parte 3

0 comments… add one

Leave a Comment