Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Albert Einstein 2021 – prova de biologia resolvida

Prova de biologia – Vestibular 2021 – Albert Einstein

01) A figura representa, de forma simplificada, o ciclo de vida do protozoário Plasmodium sp, que ocorre no interior do corpo humano.

De acordo com a figura e conhecimentos sobre o assunto, a fase do ciclo que provoca o quadro febril na pessoa contaminada e o local onde ocorre a reprodução sexuada do protozoário estão indicados, respectivamente, pelos números

A) 3 e 4.
B) 2 e 4.
C) 2 e 5.
D) 4 e 5.
E) 4 e 2.

02) Um pesquisador realizou um experimento no qual semeou, em diferentes lotes de terreno, variável número de espécies de gramíneas. Em alguns lotes foram semeadas 15 espécies, em outros foram semeadas 14 espécies, e em outros foram semeadas 12 espécies. Em cada conjunto de lotes com o mesmo número de espécies de gramíneas também foram avaliadas variáveis como quantidade de nitrogênio (N) adicionado ao solo (kg por hectare), irrigação do solo, fornecimento adicional de CO2, assim como a ocorrência de episódios de fogo, seca, ou presença de herbívoros. Ao longo dos anos, o pesquisador registrou a produtividade primária nesses lotes de terreno, e os resultados estão apresentados no gráfico.

Dos resultados do experimento, pode-se concluir que:
A) a adição de 34 kg/ha de N aumenta a produção primária mais do que a presença de 15 espécies de gramíneas em um ecossistema.
B) a diversidade biológica desempenha um papel importante na produção primária de um ecossistema.
C) os fatores abióticos são mais importantes para aumentar a produção primária do que a diversidade biológica.
D) o fogo, a seca e a comunidade de herbívoros inibem totalmente a produção primária de um ecossistema.
E) a produção primária é a mesma independentemente da concentração de nitrogênio que as plantas recebem.

03) O proprietário de uma residência tem em seu quintal uma laranjeira e pretende que a árvore aumente a produção de frutos. Para isso, ele deverá
A) remover as gemas apicais para fazer cessar a dominância apical causada pelas auxinas, ocasionando o crescimento das gemas laterais e, consequentemente, a geração de mais flores e frutos.
B) queimar querosene próximo à árvore a fim de estimular nela a produção de gás etileno, substância que promove o crescimento dos ovários florais.
C) retirar várias folhas para estimular a absorção de água do solo e com isso intensificar a fotossíntese, que irá fornecer matéria orgânica para formar as laranjas.
D) regar o solo com água misturada com matéria orgânica para que as raízes absorvam essas substâncias, que são matéria-prima para a formação das laranjas.
E) cobrir uma parte da planta, que passa a receber menos energia solar, para não estimular a síntese de fitocromo, substância que bloqueia a frutificação das plantas cítricas.

04) Uma mulher saudável de 32 anos teve os níveis dos hormônios hipofisários e ovarianos determinados em três momentos (X, Y e Z) do ciclo menstrual regular de 28 dias.

Sabendo que essa mulher iniciou o ciclo menstrual no dia 17 de agosto do calendário apresentado, as concentrações hormonais ilustradas nos gráficos X, Y e Z provavelmente ocorreram, respectivamente, nos dias

A) 14 de setembro, 17 de agosto e 6 de setembro.
B) 13 de setembro, 31 de agosto e 10 de setembro.
C) 3 de setembro, 20 de agosto e 30 de agosto.
D) 21 de agosto, 25 de agosto e 12 de setembro.
E) 18 de agosto, 29 de agosto e 13 de setembro.

05) Uma determinada espécie de planta produz frutos numa variação gradual de 200 g a 290 g. Sabe-se que a planta que produz frutos com 200 g apresenta o genótipo aabbcc e a planta que produz frutos com 290 g apresenta o genótipo AABBCC. Caso uma planta de genótipo AaBBCC seja cruzada com uma planta de genótipo aaBbcc, espera-se que entre as plantas descendentes o fruto mais leve tenha
A) 255 g.
B) 215 g.
C) 210 g.
D) 265 g.
E) 230 g.

RESOLUÇÃO:
01) O quadro febril da malária ocorre quando há ruptura das hemácias, com liberação de toxinas. Já a reprodução sexuada do protozoário (uma esporogonia) ocorre no interior do mosquito Anopheles (hospedeiro definitivo do plasmódio).
Resp.: D

02) A análise do gráfico revela que a maior biomassa foi obtida nos lotes com 15 espécies de gramíneas, o que indica que  a diversidade biológica tem um papel muito relevante na produtividade de um ecossistema.
Resp.: B

03) A gema apical produz grande quantidade de auxinas, que inibem o desenvolvimento das gemas laterais (fenômeno conhecido como dominância apical). A retirada da gema apical acaba com essa dominância apical e ocorre desenvolvimento das gemas  laterais, com formação de mais galhos e frutos.
Resp.: A

04) No gráfico X têm-se elevadas concentrações de estrogênio e, principalmente, de progesterona. Como a progesterona é produzida pelo corpo lúteo, estrutura ovariana que se forma a partir das células foliculares, após a ovulação (que ocorre por volta do 14º dia do ciclo = 30 de agosto), pode-se sugerir o dia 03 de setembro como provável data.

O gráfico Y mostra a concentração de FSH mais alta que demais hormônios. Como esse hormônio estimula o desenvolvimento do folículo ovariano, o gráfico é referente a alguma data logo após a menstruação (dia 20 de agosto é uma data possível).

No gráfico Z tem-se uma elevada taxa de LH. Esse hormônio atinge o pico pouco antes da ovulação; assim, 30 de agosto é uma possível data representativa da taxa hormonal dessa mulher.
Resp.: C

05) A questão é sobre herança poligênica. Neste tipo de herança é importante saber que cada letra maiúscula corresponde a um poligene efetivo; e que cada letra maiúscula contribui com igual parcela para incrementar o fenótipo.
Quando todas as letras do genótipo forem minúsculas, tem-se a expressão mínima do fenótipo (no caso, 200g). Quando todas as letras forem maiúsculas, tem-se a expressão máxima do fenótipo; no caso, 290 g.
Há 6 poligenes envolvidos no caso.
Então, a contribuição de cada poligene é (290 – 200) : 6 = 15 g. Cada letra maiúscula aumentará a massa em 15g (partindo de 200g).

O cruzamento pedido é AaBBCC x aaBbcc.

O fruto mais leve será aquele que tenha o maior número de letras minúsculas.
Pelo cruzamento acima, dá para perceber que o genótipo descendente com mais letras minúsculas é aaBbCc. Como há 2 letras maiúsculas, o peso desse fruto será : 200 g + 2 x 15g = 230 g.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Resolução da prova de biologia do Albert Einstein 2016

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas