FM Olinda 2017-2 prova para medicina – parte 2

11) A herpes labial é uma doença causada por um vírus com DNA dupla hélice, que geralmente se multiplica no núcleo de células epiteliais, provocando feridas na boca. Considerando esta descrição, pode-se concluir que este vírus
A) ao penetrar na célula, utiliza os ribossomos para síntese de proteínas virais.
B) desenvolve um ciclo lítico, permanecendo latente por longos períodos.
C) possui capsídeo de constituição fosfolipídica extraída da membrana celular.
D) desenvolve ciclo lisogênico, levando à lise das células infectadas.
E) utiliza informação genética do DNA celular, traduzida em proteínas virais.

12) A confirmação da morte de um macaco por febre amarela em um povoado do Mato Grosso, motivou as autoridades locais a distribuir armadilhas na área, a fim de capturar mosquitos que serão analisados em laboratório para detecção do vírus causador da doença, que também afeta humanos.

Fonte: Adaptado de: http://g1.globo.com/matogrosso/ noticia/mosquitos-serao-analisados-apos-morte-de-macacopor- febre-amarela.ghtml

Considerando que a probabilidade de adaptação de um vírus em novos hospedeiros é maior dentre aqueles filogeneticamente associados, é correto afirmar que:
A) macacos pertencem ao mesmo Domínio dos vírus e ao mesmo Filo dos humanos.
B) macacos e humanos estão incluídos no mesmo gênero, mas em espécies diferentes.
C) macacos, mosquitos e vírus pertencem ao mesmo Filo, mas não compartilham a mesma Classe.
D) vírus e mosquitos pertencem ao mesmo Reino, mas não estão incluídos na mesma Ordem.
E) macacos e humanos pertencem ao mesmo Reino e ao mesmo Filo, e à mesma Classe e à mesma Ordem.

13) Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, morreram no mundo, em 2015, cerca de 56,4 milhões de pessoas, sendo diarreias gastrintestinais a segunda causa mais prevalente dentre países pobres.

Considerando que tais doenças são geralmente causadas por bactérias, vírus e parasitas eucariontes transmitidos através da água ou alimentos contaminados, é correto afirmar que tais micróbios possuem em comum, além de outras características, a capacidade de:
A) produzir toxinas.
B) infectar células estomacais.
C) multiplicação intracelular.
D) disseminação via fecal-oral.
E) resistência aos antibióticos.

14)  João tem tido episódios sucessivos de infecções, sangramentos em mucosas, inchaços e dores articulares. Tais sintomas geralmente podem ser observados quando há carência de:
A) Vitamina H ou Biotina.
B) Vitamina B6 ou piridoxina.
C) Vitamina C ou ácido ascórbico.
D) Vitamina D ou calciferol.
E) Vitamina E ou tocoferol.

15) A ancilostomíase ou “Doença do Jeca Tatu” é uma doença infecciosa causada por nematódeos. Sobre este organismo, analise as proposições a seguir:
1) seus ovos eclodem em solo seco, após serem eliminados através da urina humana.
2) as larvas de vida livre penetram a pele intacta e são transportadas através dos vasos sanguíneos aos alvéolos pulmonares.
3) através dos brônquios, as larvas penetram a faringe alcançando o estômago e o intestino.
4) as larvas possuem estruturas em forma de gancho que as fixam na parede intestinal.
5) no intestino, o ancilostoma forma cistos que ficam latentes por vários anos.

Estão corretas apenas:
A) 1, 2 e 3
B) 3 e 5
C) 2, 4 e 5
D) 1, 3, 4 e 5
E) 2, 3 e 4

16) Previsões por órgãos internacionais indicam que, em 2050, bactérias resistentes aos antibióticos serão o principal problema de saúde pública mundial. Uma forma de minimizar este problema seria:
A) lavar as mãos com sabonetes bactericidas.
B) preferir antibióticos recém-descobertos.
C) diminuir a prescrição de antibióticos.
D) utilizar antibióticos menos potentes.
E) tratar infecções com múltiplos antibióticos.

17) O processo de difusão do oxigênio aos capilares sanguíneos, onde se combina com a hemoglobina presente nas hemácias, é chamado de hematose.
Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir:
1) a maior pressão parcial de gás oxigênio nos pulmões produz a difusão de O2 dos alvéolos ao sangue.
2) a maior pressão parcial de gás carbônico nos pulmões produz a difusão de CO2 do sangue aos alvéolos.
3) a maior pressão parcial de gás oxigênio nos tecidos corporais produz a difusão de CO2 ao sangue.
Está(ão) correta(s):
A) 1 e 2 apenas.
B) 2 e 3 apenas.
C) 1, 2 e 3.
D) 1 apenas.
E) 2 apenas.

18) O sistema endócrino fabrica mensageiros químicos que produzem ações específicas reguladoras sobre funções corporais. Considerando a produção de hormônios sexuais que participam da reprodução humana, é correto afirmar que o hormônio folículo estimulante (FSH)
A) na mulher, inibe a produção de estradiol pelos ovários.
B) no homem, estimula a produção de espermatozoides.
C) na mulher, estimula o óvulo no rompimento do folículo.
D) no homem, inibe os testículos a fabricar testosterona.
E) na mulher, inibe o transporte do óvulo ao útero.

19) Analisando as etapas do desenvolvimento embrionário humano, mostradas abaixo, é correto afirmar que, logo após o estágio indicado em 1, ocorrerá:

A) Ovulação.
B) Nidação.
C) Fertilização.
D) Formação dos anexos embrionários.
E) Organogênese.

20) As vacinas estimulam a produção de anticorpos contra antígenos específicos presentes em diferentes tipos de micro-organismos. Considerando uma pessoa vacinada, indique, dentre os gráficos abaixo, qual representa a variação na quantidade de anticorpos no sangue, após nova exposição ao agente infeccioso alvo da vacinação.

RESOLUÇÃO:
11) Uma vez na célula, o DNA viral serve de molde para a síntese de um RNA mensageiro que utilizará os ribossomos da célula para a síntese das proteínas virais.
Resp.: A

12) Seres humanos e macacos pertencem ao mesmo Reino (Animalia), ao mesmo Filo (Chordata), à mesma Classe (Mammalia) e à mesma Ordem (Primata).

13) A principal forma de contaminação destes parasitas causadores de infecções intestinas é pela ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanos, o que caracteriza a contaminação feco-oral.

14) A vitamina C é essencial à produção de colágeno, uma proteína que contribui para a integridade dos capilares sanguíneos. Dessa forma, a carência de vitamina C pode desencadear quadros hemorrágicos. Além disso, o colágeno é importante integrante de cartilagens e, dessa forma, a carência de vitamina C também pode levar ao surgimento de artralgias (dores nas articulações).

15) Estão incorretos os itens 1 e 5.
Em 1: os ovos são eliminados nas fezes e eclodem em solo úmido.
Em 5: o ancilóstomo não forma cistos no intestino.

16) O uso recorrente de antibióticos provoca a seleção de cepas resistentes e, consequentemente, a capacidade de eliminar as bactérias em um processo infeccioso vai se tornando um desafio cada vez maior para a medicina. Uma solução para o problema é reduzir o uso de antibióticos pela população.

17) A elevada pressão parcial do gás oxigênio (O2) nos alvéolos pulmonares favorece a difusão desse gás aos capilares sanguíneos.
O item 2 está incorreto porque é a maior pressão parcial do CO2 nos capilares que favorece a saída do CO2 dos capilares para os alvéolos.

18) No homem, o hormônio FSH (Folículo estimulante) estimula a produção de espermatozoides (espermatogênese), enquanto na mulher esse hormônio estimula o desenvolvimento de um folículo ovariano.

19) O estágio indicado por 1 é a mórula, que vai evoluir à fase de blástula (ou blastocisto), que sofrerá implantação na parede uterina (processo conhecido como nidação).

20) Após uma nova exposição a determinado antígeno, graças às células de memória, ocorre uma rápida produção de anticorpos (e em maior quantidade que após a 1ª exposição).

VEJA TAMBÉM:
Fagoc 2019-2 prova resolvida – medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *