Unicamp 2013 primeira fase

Unicamp 2013 – primeira fase –

01) Levantamentos faunísticos da serapilheira (material recém-caído no solo, constituído principalmente de folhas, cascas, galhos, flores, frutos e sementes) de florestas tropicais revelam a presença de uma grande variedade de espécies nessa camada superficial do solo. Considerando-se os diferentes filos animais, espera-se encontrar na serapilheira representantes de
A) Chordata, Arthropoda, Cnidaria.
B) Echinodermata, Anellida, Mollusca.
C) Chordata, Arthropoda, Mollusca.
D) Echinodermata, Anellida, Cnidaria.

02) Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprodução, um pinheiro do Paraná pode ser diferenciado de um jequitibá pela
A) ausência de sementes e presença de flores.
B) ausência de sementes e de frutos.
C) presença de sementes e ausência de frutos.
D) presença de frutos e ausência de sementes.

03) No decorrer de sua existência, a espécie humana tem sido uma das principais responsáveis pelo desaparecimento de muitos organismos de nosso planeta. Nos tempos mais remotos, a caça indiscriminada de animais mais vulneráveis, como, por exemplo, aves não voadoras, era um dos principais motivos de extinção de várias espécies. Atualmente o ser humano continua sendo o principal promotor da perda de biodiversidade. Um conjunto de possíveis causas de extinção de espécies nos tempos atuais é:
A) fragmentação de hábitat, uso de cobaias em pesquisas científicas e caça controlada.
B) fragmentação de hábitat, introdução de espécies exóticas e poluição.
C) poluição, introdução de espécies exóticas e reprodução de espécies em cativeiro.
D) poluição, reprodução de espécies em cativeiro e crendices populares.

04) Considere um indivíduo heterozigoto para dois locos gênicos que estão em linkage, ou seja, não apresentam segregação independente. A representação esquemática dos cromossomos presentes em uma de suas células somáticas em divisão mitótica é:

05) Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que:
A) O ambiente escuro da caverna induz a ocorrência de mutações que tornam os organismos albinos e cegos, características que seriam transmitidas para as gerações futuras.
B) Os indivíduos que habitam cavernas escuras não utilizam a visão e não precisam de pigmentação; por isso, seus olhos atrofiam e sua pele perde pigmentos ao longo da vida.
C) As características típicas de todos os animais de caverna surgiram no ancestral comum e exclusivo desses animais e, portanto, indicam proximidade filogenética.
D) A perda de pigmentação e a perda de visão nesses animais são características adaptativas selecionadas pelo ambiente escuro das cavernas.

06) Um caso de morte por febre maculosa em Piracicaba resultou no fechamento temporário de um parque da cidade, para que os elementos envolvidos na transmissão fossem eliminados. O agente etiológico dessa doença e os elementos necessários para sua transmissão são:
A) vírus, gato e mosca.
B) bactéria, capivara e mosca.
C) vírus, cão e carrapato.
D) bactéria, capivara e carrapato.

Resolução:
01) Na serrapilheira não serão encontrados animais de habitat aquático, como equinodermos (exclusivamente marinho) e cnidários.
Resp.: C

02) O pinheiro-do-paraná é uma gimnosperma, grupo vegetal que se caracteriza pela presença de sementes e pela ausência de frutos, enquanto o jequitibá é uma angiosperma, grupo com frutos e sementes.
Resp.: C

03)  Nos dias atuais, as principais causas da extinção de espécies são: introdução de espécies exóticas; poluição e fragmentação de habitats (para construção de estradas, portos, condomínios, aeroportos…).
Resp.:  B

04) Como se trata de um caso de linkage, os genes A e B devem estar no mesmo cromossomo, o que elimina as opções C e D.
Na opção B,  em um mesmo cromossomo encontram-se os alelos A/a e B/b, enquanto o correto é a presença de alelos iguais no mesmo cromossomo (as cromátides que formam um cromossomo duplo são geneticamente iguais), uma vez que não há menção da ocorrência de permuta.
Resp.: A

05) As opções A e B são classicamente lamarquistas (o meio induz o organismo a se adaptar a ele / lei do uso e do desuso). No caso de organismos que vivem em locais escuros, foram selecionadas características adaptativas favoráveis a esses ambientes. No caso da questão, a perda da pigmentação da pele e a ausência de visão seriam exemplos dessas adaptações.

06) A febre maculosa é causada por um tipo de bactéria (uma riquétsia), transmitida ao homem pela picada do carrapato estrela, muito comum em capivaras e outros mamíferos.
Resp.: D

Veja também:
Resolução da Unioeste 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *