Confira questão sobre membrana plasmática
(Unesp/2010) Devido à sua composição química –a membrana é formada por lipídios e proteínas– ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. … No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio.1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere
A) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.
B) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo.
C) à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo.
D) aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada.
E) aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.
Resolução:
A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de fosfolipídios, onde se encontram inseridas moléculas de proteínas – é o modelo mosaico-fluido, proposto por Singer e Nicholson. A passagem de substâncias pela membrana, pode ser por mecanismos passivos ou ativos. Os íons podem fluir pela membrana por processo passivo (principalmente a difusão facilitada – que envolve proteína transportadora) e por processo ativo (quando migram contra um gradiente de concentração).
Moléculas grandes, como a glicose, entram por difusão facilitada, com auxílio das proteínas carreadoras (permeases) e por transporte ativo.
Seguindo as recomendações do enunciado, por exclusão, temos a letra A como resposta, embora o transporte de moléculas grandes nem sempre ocorra por transporte ativo, como comentamos acima.
Resp.: A
Veja também:
– Questão sobre osmose, da UFT
Seja o primeiro a comentar