Questão resolvida sobre contração muscular, da Emescam

Durante o mecanismo da contração das células musculares estriadas esqueléticas, constata-se que ocorre um encurtamento dos sarcômeros, devido ao deslizamento dos filamentos de actina sobre os filamentos de miosina. Assinale a alternativa que descreve a dinâmica correta da contração:
A) os íons cálcio, liberados pelo retículo endoplasmático liso, atuam nas moléculas de miosina, fazendo com que ela se ligue às “cabeças” das moléculas de actina.
B) moléculas de ATP ativam os íons cálcio que se ligam às “cabeças” das moléculas de actina, permitindo que essas se encurtem ao se ligarem às moléculas de miosina.
C) moléculas de ATP, liberadas pelo retículo endoplasmático liso, interagem com as “cabeças” das moléculas de miosina, fazendo com que elas, na presença dos íons cálcio, deslizem sobre as moléculas de actina.
D) em presença dos íons cálcio, moléculas de ATP interagem com as “cabeças” das moléculas de miosina, provocando o seu dobramento ao ligá-las às moléculas de actina.
E) moléculas de ATP são ativadas pelos íons cálcio e se ligam as “cabeças” das moléculas de actina, dobrando-as e promovendo a sua ligação com as moléculas de miosina.

RESOLUÇÃO:
A contração muscular é dependente da ação dos íons Ca2+, que promovem a ligação do ATP com as “cabeças” da molécula de miosina: os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, o que promove a redução do tamanho dos sarcômeros e a consequente contração da fibra muscular.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Pism 1 – ano 2020 – prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.