Questões discursivas resolvidas sobre protozoários e doenças causadas por protozoários.

Caro estudante, neste material disponibilizei algumas questões discursivas, com resolução no final, sobre protozoários e protozooses. Bons estudos!

QUESTÃO 01 (FUVEST/2022) 

A figura ilustra o ciclo de vida da giárdia:

A) Cite uma medida para evitar a giardíase.

B) Qual a relação ecológica entre a giárdia e o mamífero? Justifique sua resposta.

C) Sabendo que há perda das microvilosidades intestinais devido à giardíase, explique o que acontece com a absorção de substâncias pelo organismo do mamífero? Indique um exemplo de substância absorvida pelo intestino delgado e uma pelo intestino grosso.

QUESTÃO 02 (Unicamp/2013) 

A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934) comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos.
A doença de Chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de
garapa.
A) Indique o agente causal da doença de Chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909.
Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por Chagas.

B) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. Como seria possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos?

QUESTÃO 03 (UNIFAE/2020) 

A miltefosina é o primeiro fármaco para cães de administração oral com eficácia comprovada no combate às leishmanioses. A miltefosina é um análogo de fosfolipídio estruturalmente similar a compostos metabolizados pelos protozoários da família Leishmania. Diversos estudos evidenciam que a miltefosina exerce seu efeito anti-leishmania por ação sobre as etapas do metabolismo dos fosfolipídios no parasito. Em consequência destas ações, a miltefosina causa apoptose da célula protozoária.

(MilteforanTM. perguntas e respostas mais frequentes, Adaptado.)

A) A que filo pertence o invertebrado transmissor da leishmaniose? Qual o papel dos cães no ciclo de vida do protozoário causador da leishmaniose?

B) Qual estrutura do protozoário será prejudicada pela ação da miltefosina? O que é apoptose celular?

QUESTÃO 04 (Unesp/2016) 

Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura.

Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCℓ à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios.

Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos paramécios da amostra A, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCℓ? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 05 (Unicid/2019) 

 O Toxoplasma gondii afeta diversas espécies de aves e mamíferos. Os gatos e outros felinos são hospedeiros definitivos desse parasito, que invade uma ampla variedade de células nucleadas. Em roedores contaminados com o T. gondii, observam-se comportamentos de risco, nos quais os animais deixam de evitar encontros com seus predadores felinos.

O protozoário pode atingir os seres humanos, e uma mulher grávida contaminada pode transmitir o parasito ao seu feto por via placentária, podendo causar cegueira, distúrbios neurológicos e até morte fetal.

A) Considerando o ciclo reprodutivo do T. gondii, por que os gatos são considerados hospedeiros definitivos? Qual a vantagem para o T. gondii em causar comportamentos de risco aos roedores?

B) Como ocorre a transmissão de T. gondii aos seres humanos? Em uma mulher grávida, como o parasito chega à circulação fetal após atravessar a barreira placentária?

QUESTÃO 06 (Unicamp) 

Alguns protistas e algumas células eucarióticas apresentam, na superfície externa, cílios ou flagelos, que desempenham importantes funções, como o deslocamento. Considere os seguintes protozoários e células eucarióticas: Paramecium, Euglena, Trypanosoma, espermatozoide e células de tecido epitelial.

A) Quais dessas células apresentam cílios? E quais apresentam flagelos?

B) Há alguma diferença na função dessas estruturas nesses tipos celulares? Explique.

C) A ameba não apresenta cílios ou flagelos. Como esse organismo unicelular se desloca?

QUESTÃO 07 (Fasm/2015-2) 

A malária é uma protozoose que mata muitas pessoas no mundo. A febre intermitente aparece como um sintoma característico.

A) Qual a principal forma de transmissão da malária?

B) A espécie Plasmodium vivax causa a febre terçã benigna. Por que essa febre recebe tal denominação e por que ocorrem quadros febris durante o ciclo de vida do Plasmodium?

 

RESOLUÇÃO:
01) 
A) Tomar água filtrada/fervida; Lavar alimentos em água corrente; Canalização e tratamento do esgoto, dentre outras.

B)  Trata-se de uma relação ecológica do tipo parasitismo, visto que o protozoário se instala no trato digestório do mamífero, prejudicando-o.

C) As microvilosidades aumentam a área de absorção intestinal; dessa forma, com a perda de microvilosidades ocorre uma redução na taxa de absorção de nutrientes.
Como exemplos de nutrientes absorvidos no intestino delgado podem ser citados os monossacarídios e, no intestino grosso, ocorre absorção de água.

02)  
A) O agente casual da doença de Chagas é o prtozoário Trypanosoma cruzi e o vetor é um inseto hemíptero, conhecido como barbeiro (chupança).

B) A garapa (caldo de cana) e o açaí podem estar contaminados com fezes do barbeiro contendo protozoários. A ingestão da bebida contaminada com fezes do barbeiro pode, assim, levar à contaminação pela doença de Chagas.
A prevenção, nestes casos, pode ser feita com boa lavagem e escovação da cana ou do açaí. A pasteurização do alimento também é uma boa medida preventiva.

03)
A) O invertebrado transmissor da leishmaniose pertence ao filo Arthropoda.
Os cães atuam como reservatórios naturais do protozoário causador da leishmaniose.

B)
A estrutura prejudicada pela ação da miltefosina é a membrana plasmática.
A apoptose corresponde ao suicídio celular, uma ação geneticamente controlada.

04) 
Ao colocar mais água pura, os paramécios da amostra A intensificaram a atividade dos vacúolos, uma vez que o meio (externo) ficou mais hipotônico em relação ao interior do protozoário, que ganhou mais água do meio por osmose. O volume dos protozoários dessa amostra não variou.

Os protozoários da amostra B tiveram redução de volume, uma vez que o meio externo ficou hipertônico em relação aos protozoários, que perderam água para o meio. Neste grupo, os vacúolos pulsáteis tiveram a atividade reduzida, podendo até ter cessado.

05) 
A) Os gatos são considerados hospedeiros definitivos do Toxoplasma gondii porque é neles que ocorre o ciclo sexuado do protozoário, com liberação de cistos nas fezes.
A vantagem do comportamento de risco  para o Toxoplasma gondii é que aumenta a chance de novos felinos serem contaminados e, consequentemente, de mais cistos serem liberados no ambiente, o que aumenta a chance de contaminação de novos animais (maior chance de preservação da espécie).

B) O ser humano se contamina através da ingestão de cistos do protozoário, presentes no leite, na carne ou mesmo na água e, ainda, através da placenta.
O parasito chega à circulação fetal através da veia fetal, que leva sangue da placenta ao feto.

06) 
A) Apresentam cílios: Paramecium e células do tecido epitelial (traqueia).
Apresentam flagelos: Euglena, Trypanosoma e espermatozoide.

B) Nas células epiteliais os cílios servem para deslocar o meio, enquanto que nas demais células os cílios ou o flagelo deslocam a própria célula.

C) A locomoção da ameba se dá por meio de pseudópodes.

07) 
A) A principal forma de transmissão da malária é através da picada do mosquito Anopheles contaminado.

B) O termo terção ocorre devido ao fato de a pessoa ficar com febre um dia e dois dias sem febre (intervalos febris a cada 48 horas). Os quadros febris são decorrentes da liberação de toxinas (hemozoínas) durante a lise das hemácias, com liberação dos merozoítos.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *