Unifacig 2020 resolvida – prova para medicina – parte 1

UNIFACIG 2020 – prova para medicina –
Questões de número 01 a 10.

01)  O Pantanal é um dos poucos locais do mundo que tem uma fauna e uma flora exuberantes, uma planície inundável que abriga uma das mais ricas reservas de vida selvagem do mundo. Dentre a infinidade de seres vivos encontrados nesse bioma destacam-se capivaras, tucanos, piranhas, jacarés, capim, bactérias, muitos tipos de árvores, dentre outros. É correto afirmar que o conjunto de todos esses seres vivos constitui uma comunidade, que pode ser denominada como fatores:
A) Bióticos, biocenose ou cenobiose.
B) Abióticos, biocenose ou cenobiose.
C) Bióticos, população ou ecossistema.
D) Abióticos, população ou ecossistema

02) Um determinado professor de biologia, em sua aula, explicou sobre a complexidade que envolve organismos e o meio que vivem, abordando sobre Bioquímica. De acordo com essa área específica, foi possível exemplificar quais assuntos seriam aprendidos. Dentre eles, podemos citar:
A) Proteínas e DNA.
B) Mitocôndrias e suas características.
C) Tecidos e células que os constituem.
D) Nicho ecológico, populações e ecossistemas.

03) O organismo humano é constituído por vários sistemas conhecidos por: circulatório, respiratório, muscular, urinário, nervoso, endócrino, esquelético e digestório. Considera-se que cada sistema é formado por um conjunto de órgãos que desempenham funções específicas dentro desses sistemas.
No que se refere ao digestório, quais órgãos não pertencem a esse sistema?
A) Laringe e traqueia.
B) Boca, dentes e língua.
C) Vesícula biliar e esôfago.
D) Glândula salivar e fígado.

04) O ciclo celular compreende duas etapas: a interfase e o processo de divisão celular. A célula na interfase apresenta carioteca, núcleos íntegros e cromatina condensada. Além disso, é possível afirmar que na interfase:
I. A célula não está se dividindo.
II. As células produzidas são idênticas.
III. Ocorre uma divisão equatorial da célula.
IV. Ocorre a duplicação do material genético.
V. A célula apresenta alta taxa metabólica.

Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I, IV e V.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.

05) “As plantas, as algas e algumas bactérias são seres capazes de realizar a fotossíntese. Esses organismos possuem clorofila, um pigmento verde que absorve a energia luminosa empregada para a realização da fotossíntese. Portanto, os seres fotossintetizantes empregam ____________, ______________ e luz; e, com isso, produzem __________, ____________ e água.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) água / gás oxigênio / glicose / gás carbônico
B) água / gás carbônico / glicose / gás oxigênio
C) energia / gás oxigênio / água / gás carbônico
D) energia /gás carbônico / glicose / gás oxigênio

06)  Em uma aula de citologia, o professor de biologia utilizou figuras em PowerPoint para explicar de forma mais clara o retículo endoplasmático rugoso. A partir dessas imagens, os alunos observaram os canais membranosos ramificados e achatados onde estão aderidos os ribossomos em sua superfície. A partir desses dados, descreva uma das principais funções deste organoide citoplasmático.
A) Síntese de lipídios.
B) Respiração celular.
C) Síntese de proteínas.
D) Digestão intracelular.

07)  A respiração celular, diferente da fotossíntese, trata-se de um processo que libera energia, sendo que uma parte pode ser dissipada em calor e a outra utilizada para realizar processos metabólicos. Isso significa que durante a respiração ocorre a degradação da glicose, onde há geração de resíduos, como:
A) Água e gás oxigênio.
B) Gás carbônico e ATP.
C) Água e gás carbônico.
D) Gás oxigênio e carbônico.

08) A figura ilustra a reprodução assexuada nas esponjas. Nesses animais (2n), o brotamento ocorre a partir de uma saliência lateral que se desenvolve em uma espécie de miniatura (2n) do organismo materno.

O brotamento só ocorre devido a:
A) Várias divisões meióticas.
B) Divisão reducional na mitose.
C) Alta taxa de divisões mitóticas.
D) Células reprodutoras haploides.

09) O alho e a cebola são um dos principais componentes de temperos da culinária brasileira. O alho apresenta cheiro característico e catáfilos suculentos e a cebola evidencia aroma marcante e catáfilos suculentos e secos, que servem de reserva e proteção, respectivamente. É correto afirmar que ambos se caracterizam por serem caules subterrâneos e da modalidade:
A) Bulbo.
B) Colmo.
C) Rizoma.
D) Tubérculo.

10) Analise a figura a seguir.

A folha e o caule modificados na ervilha e no chuchu, respectivamente, são conhecidos por:
A) Estipes.
B) Filódios.
C) Estípulas.
D) Gavinhas.

RESOLUÇÃO:
01) A comunidade, também chamada de biocenose, é o conjunto de todos os seres vivos de uma região; logo, constituída por componentes bióticos.
Resp.: A

02) A bioquímica estuda os componentes químicos que participam do metabolismo celular como, por exemplo, proteínas e DNA.
Resp.: A

03) A laringe a traqueia são órgãos integrantes do sistema respiratório.
Resp.: A

04) A intérfase é a fase do ciclo celular em que a célula apresenta elevada atividade metabólica; não há divisão na intérfase.
Para células que entram em divisão, é durante a intérfase que ocorre a duplicação do DNA (durante o período S), o que deixa os cromossomos duplos.
Resp.: B

05) Para a realização da fotossíntese é necessária a participação do CO2 e de água como reagentes, com formação de glicose, gás oxigênio (O2) e água como produtos finais.
Resp.: B

06) O retículo endoplasmático rugoso (ou granular) é responsável pela síntese de proteínas voltadas à exportação celular.
Resp.: C

07) No processo de respiração celular (aeróbia) ocorre liberação de água e de gás carbônico como produtos finais, resultantes da degradação da glicose.
Resp.: C

08) O brotamento é um processo assexuado de reprodução, em que o broto lateral é formado a partir de sucessivas mitoses, originando células geneticamente idênticas entre si. Consequentemente, os brotos formados (que constituirão os novos indivíduos) são geneticamente iguais ao parental.
Resp.: C

09) O tipo de caule citado no enunciado é o bulbo. O colmo é o caule característico das gramíneas, como a cana e o milho, com nós e entrenós bem destacados.
O rizoma é um caule subterrâneo de crescimento horizontal ao solo; ocorre, por exemplo, na espada-de-são-jorge e na bananeira.
O tubérculo é um caule subterrâneo que armazena reservas nutritivas, como na batata inglesa.
Resp.: A

10) Essas estruturas em forma de molas, usadas para fixação da planta a um suporte são denominadas gavinhas, que podem ser caule modificado (ex.: chuchu) ou folha modificada (ex.: ervilha).
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Unifacig 2020 – prova de biologia resolvida – parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.