Unifacig 2020 resolvida – prova de biologia – parte 2

Unifacig 2020 – prova de biologia –

Vestibular para medicina –  Questões de 11 a 20

11)  Os xilopódios são caules comuns em certas plantas do Cerrado e da Caatinga. Um exemplo é o imbuzeiro (umbuzeiro) e a maniçoba, da qual se extrai látex para a produção de borracha. Essas estruturas armazenam água e outras substâncias de reserva, sendo adaptações de certas plantas a ambientes de restrição de água. No Cerrado, assumem importância especial para a sobrevivência dessas plantas quando ocorrem queimadas, pois, a partir de suas gemas, o xilopódio brota, dando origem a uma nova planta após a passagem do fogo.

(V. L. Mendonça, Biologia: ecologia: Seres vivos: volume 2: ensino médio / Vivian L. Mendonça. 3ª ed. São Paulo: Editora AJS, 2016.)

O caule comum nessas plantas é conhecido como:
A) Aéreo do tipo volúvel.
B) Subterrâneo do tipo rizoma.
C) Modificado do tipo rizóforo.
D) Subterrâneo do tipo tuberoso.

12) “No homem, os resíduos como as excretas nitrogenadas e o gás carbônico são gerados pela atividade metabólica das células, e os sais minerais pelo excesso de seu consumo na dieta. Os pulmões são responsáveis por eliminar o gás carbônico; as glândulas sudoríparas e os rins eliminam água, sais e excretas nitrogenadas como _____________. Além disso, os rins também são responsáveis por eliminar H+, contribuindo, assim, para a _________________________.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) ureia / regulação do pH sanguíneo
B) amônia / regulação do pH sanguíneo
C) ureia / diminuição da toxicidade na urina
D) amônia / diminuição da toxicidade na urina

13) O ciclo cardíaco representa uma sequência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração. O início do ciclo é marcado pela sístole dos átrios, que bombeiam sangue para o interior dos ventrículos, que estão em diástole.

(Amabis J. M. e Martho, G. R. Biologia dos organismos, volume 2, biologia dos organismos, Editora Moderna, São Paulo, 2010.)

“Se as palavras grifadas no texto fossem substituídas, pode-se afirmar que o início do ciclo seria marcado pelo(a) ________________ dos átrios, que bombeariam sangue para o interior dos ventrículos, que estariam
_______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) contração / abertos
B) abertura / fechados
C) contração / relaxados
D) relaxamento / contraídos

14) O sistema nervoso pode ser comparado a uma rede de comunicações onde as mensagens são os pulsos elétricos que viajam rapidamente por “cabos transmissores”, estabelecendo uma comunicação entre as partes do corpo e uma “estação central”, responsável por interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos músculos, que são os órgãos do corpo responsáveis pelas ações.

(Amabis J. M. e Martho G. R. Biologia dos organismos, volume 2, biologia dos organismos, Editora Moderna, São Paulo, 2010.)

Os “cabos transmissores” e a “estação central” descritos no trecho estão se referindo, respectivamente, a:
A) Nervos e sistema nervoso central.
B) Nervos e sistema nervoso periférico.
C) Medula espinal e sistema nervoso central.
D) Medula espinal e sistema nervoso periférico.

15) Apesar da grande diversidade das formas entre as espécies de moluscos, é possível identificar três partes básicas: cabeça, pés e saco visceral. Porém, dependendo da classe, estas partes podem ser mais ou menos desenvolvidas. Sobre tais características, analise as afirmativas a seguir.
I. O saco visceral nos moluscos é onde se alojam as vísceras.
II. Nos cefalópodes, o pé permite capturar presas, nadar e caminhar.
III. O manto é responsável pela produção da concha nos moluscos.
IV. Os pés nos gastrópodes auxiliam na escavação e na fixação do animal no substrato.
V. A forma de obtenção do alimento pelos bivalves faz com que eles tenham uma cabeça bem desenvolvida.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
A) III e V.
B) IV e V.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.

16) A partir do quarto mês de gravidez ocorre a regressão do corpo amarelo, devido à diminuição da taxa de LH; com isso, há queda da produção de estrogênio e progesterona. No entanto, a mucosa uterina continua presente e em proliferação, graças a esses dois hormônios que continuam sendo produzidos até o final da gravidez. Isso se deve a:
A) Gonadotrofina coriônica, que estimulará a produção desses hormônios.
B) FSH, que estimulará a produção desses hormônios durante toda a gravidez.
C) Placenta, que, completamente formada, continuará a produzir esses hormônios.
D) Hipófise, que estimulará a produção desses hormônios no útero durante a gravidez.

17) Uma mulher, durante a gravidez, descobriu ser portadora de um alelo mutante, responsável pela hemofilia A. Considerando que o pai da criança não é hemofílico, podemos afirmar que, se a criança for uma menina:
A) Terá 50% de chance de herdar o alelo mutante da mãe.
B) Será saudável e não herdará o alelo mutante, pois o pai não é hemofílico.
C) Terá 50% de chance de ser hemofílica, pois seu pai pode ser portador do alelo mutante.
D) Terá 50% de chance de ser hemofílica, pois herdará o alelo mutante transmitido pela mãe.

18)  Uma dieta rica em cálcio estimula a calcitocina, hormônio produzido na glândula tireoidea, e transfere o cálcio do sangue para os ossos. Porém, se há ausência desse composto na alimentação, ocorre sua diminuição no sangue, e o resultado são ossos fracos, pois o cálcio é retirado destes órgãos para o sangue. O processo ocorre sobre a ação do seguinte hormônio:
A) Oxitocina.
B) Prolactina.
C) Paratormônio.
D) Somatotrofina.

19) O exoesqueleto é uma estrutura que reveste o corpo dos artrópodes. A sua rigidez impede que esses animais cresçam; por isso eles passam pela ecdise ou muda, ou seja, a troca dessa “vestimenta” que poderá ocorrer ao longo da vida do animal. Durante a muda, um novo exoesqueleto é formado da seguinte maneira:
A) A epiderme secreta um novo exoesqueleto embaixo do antigo.
B) A partir do antigo se secretará um novo exoesqueleto por cima.
C) Embaixo do antigo, responsável por secretar um exoesqueleto novo.
D) Após a retirada completa do antigo, um novo exoesqueleto será formado pela epiderme.

20)  Mudança que ocorre, aproximadamente, entre 11 e 14 anos, caracterizando a puberdade. É influenciada por dois hormônios, o FSH e o LH, chamados, genericamente, de gonadotrofinas, que atuam sobre as gônadas, promovendo seu desenvolvimento e funcionamento. Sobre esses hormônios, é INCORRETO afirmar que:
A) Nos homens, a produção e a secreção da testosterona são estimuladas pelo LH.
B) A formação dos espermatozoides na gametogênese é estimulada pelo FSH e LH.
C) O LH nas mulheres é responsável pelo rompimento do folículo e pela liberação do óvulo.
D) Nas mulheres, tanto o FSH quanto o LH são responsáveis por atuarem nos ovários, promovendo o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

RESOLUÇÃO:
11) Nestas plantas é comum a ocorrência de caules subterrâneos capazes de armazenar reserva nutritiva, exatamente para garantir o brotamento após o fogo.
Esse tipo de caule é chamado de caule tubérculo.
O gabarito oficial trouxe D (caule subterrâneo tipo tuberoso à denominação para raízes subterrâneas que armazenam reservas nutritivas).

12) Nos mamíferos em geral, os rins são responsáveis pela eliminação de ureia, um composto nitrogenado medianamente tóxico.
A eliminação de íons H+ contribui para a regulação do pH sanguíneo.
Resp.: A

13) A sístole é a ação de contração da câmara, enquanto a diástole é a ação de dilatação (relaxamento) da câmara cardíaca.
Resp.: C

14) Os cabos transmissores seriam os nervos, responsáveis pela condução dos impulsos nervosos. A estação central refere-se ao sistema nervoso central, responsável pela decodificação da mensagem e pelo envio de “ordens” aos órgãos efetores.
Resp.: A

15) Os itens IV e V estão incorretos.
Nos gastrópodes (lesmas, caramujos) o pé é bem desenvolvido e usado para rastejar; esses animais são se fixam a algum substrato, como ocorre com muitos bivalves, onde o pé teria tal função.
Nos bivalves a captura de alimento ocorre por meio de filtração, realizada pelas brânquias. Nestes animais a cabeça mostra-se bastante reduzida.
Resp.: B

16) A produção de estrógeno e de progesterona continua sendo produzida pela placenta, o que garante a integridade do endométrio até o final da gravidez.
Resp.: C

17) A hemofilia é condicionada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Assim, se a mulher é portadora do alelo mutante para hemofilia, ela tem genótipo XHXh. O marido, sendo normal, terá genótipo XHY.
Fazendo o cruzamento, tem-se:

Em tom de rosa, os genótipos possíveis das filhas desse casal.
Assim, há 50% de chance da menina carregar o alelo para hemofilia.
Resp.: A

18) O paratormônio, produzido pelas paratireoides, é o hormônio responsável pela retirada de cálcio dos ossos, lançando-o na corrente sanguínea.
Resp.: C

19) A ecdise (ou muda) pode ocorrer várias vezes ao longo da vida do animal. Para realizar a troca de exoesqueleto, a epiderme secreta um novo exoesqueleto embaixo do antigo; este sofre rachadura dorsal e o animal se liberta dele.
O novo exoesqueleto é muito flexível, e se distende à medida que o corpo do animal expande.
Resp.: A
(Gabarito oficial trouxe B; discordamos).

20) No homem, a produção de testosterona (pelas células intersticiais = células de Leydig) é estimulada pelo LH (pode também ser denominado de ICSH = hormônio estimulante das células intersticiais). Por ação da testosterona, do FSH e do LH ocorre a espermatogênese (produção de espermatozoides).
Na mulher, o FSH estimula o desenvolvimento do folículo ovariano, enquanto o LH estimula o rompimento do folículo maduro, com a consequente liberação do ovócito II.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Unifacig 2020 – prova de biologia resolvida – vestibular para medicina – parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.