Unievangélica 2017-2: medicina resolvida parte-2

Unievangélica 2017-2 medicina resolvida (parte 2)

06) O sistema digestório é formado pelo trato digestório e órgãos anexos.
Sobre os órgãos anexos, verifica-se que
A) o estômago representa uma importante região para o processo de digestão dos alimentos; neste órgão, por ação da pepsina, temos o início da digestão de proteínas.
B) o fígado produz importantes enzimas para auxiliar o processo digestório; elas ficam armazenadas na vesícula biliar e a chegada do alimento no intestino delgado ativa a liberação dessas enzimas.
C) a emulsificação de gorduras ocorre no trato digestório, sob a ação de secreções biliares que são prontamente produzidas pelo fígado e armazenadas na vesícula biliar.
D) o pâncreas, através de suas Ilhotas de Langerhans, produz duas secreções, que vão auxiliar na digestão de carboidratos da alimentação e controlar a absorção desses carboidratos para o sangue.

07) Os artrópodes denominados quelicerados ou queliceriformes possuem cefalotórax anterior e abdômen posterior. Não possuem antenas nem asas e a maioria possui olhos simples.
Pode-se incluir, como exemplo de quelicerado:
A) o carrapato (Arachnida)
B) a traça (Thysanura)
C) o percevejo (Hemiptera)
D) a centopeia (Chilopoda)

08) Em relação à organização dos tecidos dos caules das plantas, quando a secção transversal do caule apresenta feixes vasculares dispersos o tecido fundamental não é separado em medula e córtex.
Essa característica de alguns caules de feixes vasculares dispersos pelo tecido fundamental sem a formação de um anel caracteriza a maioria dos caules das
A) briófitas
B) gimnospermas
C) dicotiledôneas
D) monocotiledôneas

09) Através dos nervos ópticos, o impulso nervoso chega ao centro da visão. Antes de entrar na região ventral do encéfalo, os dois nervos ópticos se cruzam próximo ao centro da base do córtex cerebral. Os axônios do nervo  óptico são invertidos nessa região, de forma que estímulos vindos do campo visual esquerdo de ambos os olhos são transmitidos para o lado direito do cérebro e estímulos provenientes do campo visual direito são transmitidos para o lado esquerdo do cérebro (envolvendo estímulos dos dois olhos).
Essa região, onde os axônios do nervo óptico são invertidos, denomina-se
A) córtex visual primário.
B) quiasma óptico.
C) campo receptivo óptico.
D) região fotorreceptora.

10) Leia o texto a seguir.
Os animais que apresentam celoma são chamados de celomados. Todos os cordados são celomados, assim como os moluscos, os anelídeos e os equinodermos. Há animais triblásticos que não apresentam celoma. Neles, o espaço entre ectoderme e endoderme encontra-se completamente preenchido pela mesoderme. Esses animais são chamados acelomados. Há animais triblásticos em que a mesoderme delimita uma parte da cavidade, sendo a outra parte delimitada pela endoderme. Esses animais são chamados pseudocelomados. É o caso dos nematodos.
A presença de um celoma em vez de um tecido de preenchimento maciço traz uma grande vantagem para os animais portadores, permitindo
A) que os órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando bastante sua superfície e, portanto, sua capacidade funcional.
B) que ainda em estágio inicial do desenvolvimento embrionário, na chamada gástrula, surja uma pequena abertura, o blastóporo.
C) o surgimento de uma simetria radial, representando uma adaptação eficiente para determinado tipo de vida aquática.
D) digestão extracelular em uma cavidade geral e trocas gasosas e a eliminação de excretas por difusão direta pela parede do corpo.

Resolução:
06) O fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar. A bile não tem enzimas digestivas, mas, tem papel importante na emulsificação das gorduras, facilitando a ação das lípases.
Resp.: C

07) Os quelicerados são bem representados pelos aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros, pseudoescorpiões…).
Resp.: A

08) Vasos condutores distribuídos de forma desorganizada (distribuição atactostélica), sem a formação de um anel no caule é característica das plantas monocotiledôneas.
Resp.: D

09) O quiasma óptico é uma região em forma de X  onde ocorre o cruzamento das fibras nervosas provenientes da região medial da retina (as fibras que partem das laterais continuam no mesmo lado). O resultado é que cada hemisfério cerebral recebe informações sobre o campo visual contralateral de ambos os olhos.
Resp.: B

10) A grande importância do surgimento do celoma é a possibilidade de crescimento dos órgãos viscerais, possibilitando-os melhor eficiência funcional.
Resp.: A

Veja também:
– Prova resolvida da USS 2017 medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *