IFPE 2016

Confira questão da prova do IFPE 2016

01) A febre Chikungunya (causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae), a febre Zika (causada pelo vírus ZIKV) e a dengue (causada por quatro sorotipos possíveis de vírus: DENV-1, DENV2, DENV-3 e DENV-4), são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, mas a febre Zika também pode ser transmitida, pelo mosquito Aedes albopictus. Os sintomas da febre Chikungunya são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Entretanto, a grande diferença da febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Já os sintomas da febre Zika são brandos, durando pouco tempo, sendo os maiores incômodos, a febre baixa, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas. É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas de dengue, febre Chikungunya e febre Zika, uma vez que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda não são conhecidos.
Os vetores que transmitem tais viroses
A) São da mesma espécie e portanto, da mesma Classe.
B) Obedecem a nomenclatura trinomial de Lineu.
C) Pertencem à mesma família do Filo Protoctista (ou Protista).
D) Estão incluídos no reino Monera.
E) Apresentam o mesmo epíteto genérico.

02) O governador da Califórnia (EUA) Jerry Brown declarou, no dia 13 de setembro de 2015, estado de emergência nos condados de Lençol e Lake, após os vários incêndios registrados no norte do estado que forçaram a evacuação de milhares de pessoas e deixou quatro bombeiros feridos. De acordo com os meios de comunicação locais, o fogo consumiu dezenas de casas e os bombeiros continuavam lutando contra o avanço do incêndio, que estava se fortalecendo com os fortes ventos e o tempo seco dos últimos dias.
Segundo o canal local “KCBS”, o fogo consumiu cerca de dezesseis mil hectares de floresta e zonas rurais dos condados de Lençol e Lake. Se a floresta de que trata a notícia for a floresta de coníferas, podemos afirmar que o fogo causou prejuízo ao bioma:
A) tundra.
B) taiga
C) pradaria.
D) floresta tropical.
E) savana.

03) O rutilismo é uma característica genética responsável pela ocorrência de pelos ruivos (avermelhados). Essa característica ocorre em aproximadamente 1,2% da população humana, sendo mais frequente (2,6%) em pessoas cujos ancestrais são oriundos do norte ou oeste europeu e menos frequentemente em outras populações. Em 1997 descobriu-se a bioquímica dos cabelos ruivos, demonstrando-se que estes se associam ao receptor da melanocortina-1 e componentes de ferro. Todos os ruivos apresentam no cromossomo 16, alelos recessivos do gene MC1R.
Com base nisso, é correto afirmar que a probabilidade de um casal, heterozigoto para essa característica, ter uma menina ruiva é de
A) 1/8.
B) 3/4.
C) 1/4.
D) 1/2.
E) 3/8.

04) Um forte terremoto ocorreu na noite de 16 de setembro de 2015 ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo, no Chile. A magnitude do tremor foi 8,3 (segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos – USGS) e 8,4 (segundo o serviço sismológico Chileno). O epicentro do tremor ocorreu às 19h54min (hora local, mesma de Brasília) e localizou-se no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa. De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo teve seu epicentro localizado 36 Km ao oeste da cidade de Canela e a 11 Km de profundidade, ocorrendo pelo menos 11 réplicas de tremores com magnitude maior que 4,4. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira e a marinha chilena registrou ondas de até 4,5 metros atingindo a cidade de Coquimbo após o tremor. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) afirmou que ondas de até 3 metros podiam chegar até a costa da Polinésia Francesa. Se todo o litoral chileno fosse atingido por um tsunami tendo como consequência a mortandade de todos os grupos de plantas daquela região, isso representaria uma alteração no nível de organização dos seres vivos denominado
A) comunidade.
B) organismo.
C) população.
D) fator abiótico.
E) nicho ecológico.

05) Desde o ano de 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem recebido muitos relatos de consumidores brasileiros que encontraram, nos recheios de diferentes marcas de chocolate industrializado, larvas de insetos, embora as embalagens, aparentemente, estivessem lacradas. Os fabricantes responsabilizam os lojistas pelo mau acondicionamento do produto e a ANVISA adverte que tanto o cacau quanto as castanhas e os cereais adicionados ao produto são ambientes que, durante o transporte e armazenamento, favorecem o aparecimento desses organismos. Ao encontrar tais organismos no recheio do seu chocolate preferido, um consumidor resolve usar a metodologia científica para identificar a origem desses insetos. Ele escolhe três estabelecimentos diferentes e, em cada um deles, compra 10 unidades do mesmo chocolate. Ao analisar cada unidade, ele encontra tais organismos apenas em alguns chocolates de um mesmo estabelecimento. O consumidor então se convence de que o estabelecimento do qual ele encontrou chocolates com larvas não acondiciona bem a mercadoria.
Pela metodologia científica é correto afirmar que o consumidor
A) realiza uma predição ao analisar cada unidade de chocolate comprada.
B) realiza uma conclusão antes de comprar as 30 unidades de chocolate.
C) nunca deve aceitar uma hipótese na conclusão.
D) testa a sua predição , ao analisar cada uma das 30 unidades de chocolate.
E) sempre deve rejeitar uma hipótese na conclusão .

Resolução:
01) Aedes albopictus e Aedes aegypti são duas espécies de insetos transmissores de doenças. Ambas as espécies pertencem ao mesmo gênero (Aedes), ou seja, têm o mesmo epíteto genérico.
Resp.: E

02) A floresta de coníferas (gimnospermas) que ocorre no hemisfério norte caracteriza a formação vegetal conhecida como taiga.
Resp.: B

03) Casal heterozigoto: Aa x Aa
Efetuando o cruzamento:

Probabilidade de nascer uma criança ruiva (aa) = ¼
Probabilidade de nascer uma menina ruiva = ¼ x ½ = 1/8
Resp.: A

04) Ao se referir a todos os grupos de plantas da região tem-se, nesse universo, representantes de várias populações de uma mesma área, o que caracteriza uma comunidade.
Resp.: A

05) O consumidor predizia que as larvas encontradas no chocolate eram devidas ao mau acondicionamento do estabelecimento. Dessa forma, ao analisar chocolates de 3 estabelecimentos diferentes, ele testava sua predição.
Resp.: D

Veja também:
Resolução prova da Unievangélica 2017-2 para medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *