Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site google-site-verification=6rc-huWciP349Oc1oPC4nnUHwCwjzFDTuzY_HkpPJ3w

Questão resolvida sobre resistência de bactérias, do Enem

(Enem/2020 – Digital) Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.
FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos. Ciência Hoje , v.48, n.287, 2011 (adaptado).

Essa resistência tem ocorrido porque os(as)
A)  bactérias patogênicas se multiplicam de maneira acelerada.
B)  antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.
C) bactérias possuem plasmídeos que contêm genes relacionados à virulência.
D) bactérias podem ser transmitidas para um indivíduo utilizando várias estratégias.
E)  serviços de saúde precários constituem importantes focos de bactérias patogênicas.

RESOLUÇÃO:
O uso frequente e indevido de antibióticos pela população contribui para o surgimento de bactérias resistentes. Isso acontece porque com o uso indiscriminado de certo antibiótico ocorre mortalidade das bactérias sensíveis àquele antibiótico, o que favorece a proliferação das variantes resistentes (que passam a enfrentar uma menor competição).
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
UNESP 2017-2 : PROVA DISCURSIVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas