Questão resolvida sobre resistência de bactérias, do Enem

(Enem/2020 – Digital) Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.
FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos. Ciência Hoje , v.48, n.287, 2011 (adaptado).

Essa resistência tem ocorrido porque os(as)
A)  bactérias patogênicas se multiplicam de maneira acelerada.
B)  antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.
C) bactérias possuem plasmídeos que contêm genes relacionados à virulência.
D) bactérias podem ser transmitidas para um indivíduo utilizando várias estratégias.
E)  serviços de saúde precários constituem importantes focos de bactérias patogênicas.

RESOLUÇÃO:
O uso frequente e indevido de antibióticos pela população contribui para o surgimento de bactérias resistentes. Isso acontece porque com o uso indiscriminado de certo antibiótico ocorre mortalidade das bactérias sensíveis àquele antibiótico, o que favorece a proliferação das variantes resistentes (que passam a enfrentar uma menor competição).
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
UNESP 2017-2 : PROVA DISCURSIVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *