Questão resolvida sobre evidências da evolução, da UFGD 2021

(UFGD/2021) SÍTIO PALEONTOLÓGICO NO PARANÁ REVELOU QUATRO ESPÉCIES DE ANIMAIS.
Uma escavação na beira da estrada para escoar a água da chuva acabou revelando um dos sítios paleontológicos mais importantes do Brasil, localizado em Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná. O local ficou famoso em junho deste ano, quando foi revelada a descoberta do primeiro dinossauro encontrado no Estado, o Vespersaurus paranaensis. É reconhecido também por ter, possivelmente, a maior concentração de pterossauros do mundo – até agora, duas novas espécies dos répteis voadores já foram descobertas no sítio, onde também foi encontrado o Gueragamas sulamericana, um pequeno lagarto que viveu no período Cretáceo, há cerca de 80 milhões de anos. Há apenas
outras duas áreas no planeta com um número tão grande de fósseis de pterossauros, na província chinesa de Xinjiang e no deserto do Atacama, no Chile […]

Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=104122. Matéria publicada 14/10/2019. Acesso em: 20 ago.2020.

Sabemos que, quanto maior o número de características estudadas, mais garantia o cientista terá para compreender a história evolutiva de um grupo. Portanto, destacamse alguns itens que servem de base para o estudo do parentesco evolutivo entre seres vivos. O estudo da evolução acontece por meio da análise de diversos aspectos pertinentes tanto a formas fósseis quanto a formas atuais. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
A) As estruturas similares quanto à função, mas sem relação de ancestralidade, são chamadas homólogas.
Elas não consideram grau de parentesco evolutivo por não derivarem de uma condição ancestral comum exclusiva.
B) Os vestígios descobertos depois que os seres vivos morrem ou os vestígios da existência de seres extintos ganham o nome de fósseis. Esses vestígios são normalmente comparados com seres vivos atuais com os quais exibam semelhanças. Tal comparação facilita a reconstituição de seres extintos e fornece dados para o estudo das relações de parentesco evolutivo.
C) A analogia é notada entre estruturas presentes em dois ou mais grupos quando estas procedem de uma condição primitiva presente no ancestral comum exclusivo. Essas estruturas análogas podem ter formas e funções semelhantes ou diferentes.
D) Em determinados animais, alguns órgãos são bem desenvolvidos e funcionais, em outros, os mesmos órgãos são reduzidos e não têm função ou têm função mínima. São os chamados órgãos vestigiais, que indicam relação de ancestralidade entre os dois grupos considerados. Porém, não possuem importância para o estudo da evolução no reino animal.
E) Com o desenvolvimento das técnicas de engenharia genética e de bioquímica, é possível confrontar moléculas de organismos diferentes e identificar padrões de semelhanças e diferenças entre elas. Isso significa que diferenças na sequência de aminoácidos de uma proteína não estão relacionadas a diferenças genéticas. Porém, a análise de genes não permite detectar o grau de semelhança entre indivíduos.

RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. As estruturas homólogas consideram a relação de ancestralidade.
B) Verdadeira.
C) Falsa. A analogia não indica relação de parentesco evolutivo entre as espécies.
D) Falsa. Os órgãos vestigiais são importantes nos estudos da evolução.
E) Falsa. Diferenças na composição de 2 proteínas são decorrentes de diferenças nos genes que as codificam.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
FACISB 2014 – Prova de biologia resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *