Fuvest 2017 discursiva – prova comentada – 3º dia

01)  Um homem recebeu, quando recém-nascido, o diagnóstico de síndrome da imunodeficiência combinada grave, com herança recessiva ligada ao cromossomo X. Aos dois meses de idade, foi submetido a transplante de células-tronco obtidas de medula óssea e não apresenta mais os sintomas da doença.

A) Existe possibilidade de esse homem transmitir o alelo mutante, que causa a doença, para as crianças que vier a ter? Justifique sua resposta.

B) Como o transplante de células-tronco de medula óssea pôde levar à cura da doença?

C) A identidade quanto aos antígenos do sistema HLA (Human Leukocyte Antigen) é avaliada para que se determine a compatibilidade entre um doador e um receptor de medula óssea. Esses antígenos são determinados por um conjunto de genes ligados (haplótipo) localizados no cromossomo 6. São representados, a seguir, o genótipo de um candidato a transplante de medula óssea e os genótipos de seus genitores, quanto a esse haplótipo.

Esse candidato ao transplante pode ter maior identidade de haplótipos com um irmão do que com seus genitores? Justifique sua resposta.

02) O sulfato de vincristina é uma substância usada para o tratamento de tumores. Esse quimioterápico penetra nas células e liga-se à tubulina, impedindo a formação de microtúbulos.
A) Que processo celular, importante para o tratamento, é bloqueado, quando não se formam microtúbulos?
Como os microtúbulos participam desse processo?

B)Para o tratamento, o quimioterápico pode ser colocado dentro de lipossomos, vesículas limitadas por bicamada de constituição lipoproteica. Que estrutura celular tem composição semelhante à do lipossomo, o que permite que ambos interajam, facilitando a ação do quimioterápico na célula?

03) A produção de insulina humana para o tratamento do diabetes pode ser feita, inserindo-se, em bactérias, a sequência de nucleotídeos correspondente à cadeia polipeptídica desse hormônio.
A) Por que é possível sintetizar uma proteína humana, a partir de sequência de nucleotídeos específica humana, utilizando a maquinaria da bactéria?

B) Para a produção de insulina, a sequência de nucleotídeos inserida na bactéria pode ser idêntica à do gene humano, contendo íntrons e éxons? Justifique sua resposta.

04) Considere anelídeos, artrópodes e cordados quanto à embriogênese e à metameria (divisão do corpo em uma série de segmentos que se repetem –  os metâmeros).
A) No desenvolvimento do tubo digestório, a abertura originada pelo blastóporo é caraterística que permite classificar anelídeos, artrópodes e cordados em um mesmo grupo? Justifique sua resposta.

B) Nos anelídeos, os metâmeros podem mudar de forma ao longo do corpo. Isso ocorre também nos artrópodes adultos? Justifique sua resposta.

05) O esquema representa um ciclo de vida, com alternância de gerações, típico de plantas.

A) Complete a tabela da página de respostas, escrevendo o nome dos processos biológicos que correspondem a I, II, III, IV e V.
I:
II:
III:
IV:

B)Comparando-se os ciclos de vida, desde briófitas até angiospermas, quanto à dominância das gerações gametofítica e esporofítica, que tendência aparece na evolução das plantas terrestres?

06) Em 1903, o botânico alemão Christen Raunkiaer propôs um sistema que reconhece cinco formas de vida para as plantas terrestres. Essas formas são classificadas de acordo com (i) a posição das gemas caulinares em relação ao solo e sua exposição a fatores ambientais e (ii) a permanência ou não dessas gemas nas diferentes estações do ano.

Os esquemas I, II, III e IV representam as proporções relativas das formas de vida das plantas presentes em quatro biomas terrestres (tundra, floresta temperada, floresta tropical e deserto).

Complete a tabela da página de respostas, escrevendo o nome do bioma terrestre que corresponde a cada um dos esquemas, I, II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
01)
A) Sim, pois, como a doença é causada por gene recessivo ligado ao cromossomo X, o homem possui genótipo XdY. Dessa forma, o cromossomo X com o alelo d será transmitido a todas as suas filhas (os filhos não herdarão o alelo para a doença, uma vez que receberão o cromossomo Y). O tratamento não modificou o genótipo das células germinativas.
B)
Com o transplante de células tronco sadias, houve produção de células normais do sistema imunitário, acabando como quadro de imunodeficiência da pessoa.
C)
Sim, pois, o irmão poderá ter os mesmos haplótipos do candidato apresentando, assim, maior identidade entre eles do que com os  pais.

02)
A) Será bloqueado o processo de mitose. Os microtúbulos participam da formação das fibras do fuso, indispensáveis à segregação dos cromossomos na anáfase.
B)
É a membrana plasmática. Como ambos possuem constituição lipoproteica, haverá fusão do lipossomos à membrana, possibilitando a entrada do quimioterápico na célula.

03) Porque o código genético é universal. Dentro da bactéria a sequência de nucleotídeos será traduzida, proporcionando a formação de uma cadeia polipeptídica com a mesma sequência de aminoácidos daquela que seria produzida em células humanas.
B)
Não, pois, as bactérias não possuem o equipamento proteico necessário à remoção dos íntrons.

04) A) Não. Em anelídeos e artrópodes o blastóporo dá origem à boca, enquanto nos cordados o blastóporo dá origem ao ânus.
B)
Não, pois, nos artrópodos há um exoesqueleto quitinoso, rígido, que impede a mudança de forma dos metâmeros.

05)
A)
I : mitose
II : meiose
III : mitose
IV : mitose
V : fecundação

B) Aparece uma redução do gametófito e um aumento da complexidade do esporófito.

06)
I ⇒ Floresta tropical

II ⇒ Floresta temperada

III ⇒ Deserto

IV ⇒ Tundra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *