Confira a resolução das questões de biologia do vestibular 2019 da Universidade Severino Sombra (USS).
01) Em uma espécie de mamífero, a cor da pelagem é determinada por um par de genes autossômicos. Os homozigotos possuem pelos totalmente brancos ou totalmente avermelhados, enquanto os heterozigotos apresentam pelagem malhada, com algumas áreas cobertas por pelos brancos e outras por pelos vermelhos.
O fenômeno genético envolvido na cor da pelagem desses animais é denominado
A) epistasia
B) polialelia
C) codominância
D) dominância completa
02) Pequenos roedores sobrevivem em desertos onde a disponibilidade de água é extremamente reduzida. Essa sobrevivência é possível devido a adaptações evolutivas desses seres vivos.
Uma das adaptações que esses animais apresentam é
A) ureteres curtos
B) alças néfricas longas
C) suprarenais atrofiadas
D) glomérulos desenvolvidos
03) Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o zigoto passa pelo processo de clivagem, aumentando de forma acelerada seu número de células. Apesar do aumento na quantidade de células, observa-se que o tamanho dessas células é menor a cada divisão, conforme ilustrado abaixo:
A explicação para a diminuição do tamanho dessas células na clivagem é a
A) alteração da taxa de transcrição na mitose
B) inexistência das fases G1 e G2 do ciclo celular
C) presença de cromossomos duplicados na fase S
D) interrupção da síntese proteica das células embrionárias.
04) A excreção é a eliminação dos resíduos tóxicos gerados por diferentes processos metabólicos no corpo dos seres vivos. Pesquisas indicam que os hábitos alimentares interferem na produção desses resíduos, aumentando ou reduzindo suas taxas.
Considerando a ureia como um desses resíduos, o aumento de suas taxas ocorre após a ingestão do seguinte nutriente:
A) lipídeo
B) vitamina
C) proteína
D) carboidrato
05) Uma das teorias da origem da vida na Terra sugere que o início ocorreu a partir de fontes hidrotermais marinhas, localizadas nas regiões mais profundas dos oceanos. Essas fontes liberam substâncias e energia necessárias para síntese da matéria orgânica a partir da oxidação de moléculas inorgânicas.
De acordo com a teoria, as primeiras formas de vida apresentam o seguinte tipo de metabolismo energético:
A) aeróbico
B) heterotrófico
C) fotossintetizante
D) quimiossintetizante
RESOLUÇÃO:
01) O fenômeno genético envolvido na coloração da pelagem dos animais citados é a codominância (um caso de herança sem dominância). Na codominância, os indivíduos heterozigotos manifestam o fenótipo dos dois alelos (no caso, manchas brancas e manchas vermelhas).
Resp.: C
02) Para a sobrevivência em regiões desérticas, é necessário que o animal tenha importantes adaptações para reduzir, ao máximo, a perda de água. A presença de alças néfricas longas é uma dessas adaptações, visto que se trata de uma região do néfron em que ocorre reabsorção de água (menos água sai na urina).
Resp.: B
03) A divisão dos blastômeros é muito rápida uma vez que a intérfase fica reduzida somente à fase S (em que ocorre duplicação do DNA); assim, não ocorre crescimento das células formadas que, imediatamente, duplicam o material genético e dividem novamente.
Resp.: B
04) A ureia é um produto do metabolismo de aminoácidos, no fígado, que são as unidades formadoras das proteínas.
Resp.: C
05) O processo citado na questão é a quimiossíntese, um processo de obtenção de matéria orgânica com utilização de energia proveniente da oxidação de moléculas inorgânicas, como mostrado no esquema abaixo.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– USS 2018-2: prova de biologia resolvida
– USS 2018 – prova de biologia resolvida
– USS 2017-2 – prova de biologai resolvida
– USS 2017 – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar